Projeto de Pesquisa

Titulo da Pesquisa

Modelos de Representação do Conhecimento e Informação aplicados na Administração de Fundos de Entidade Financeira Governamental

Orientadora: Profª Drª Marisa Bräscher
Linha: Representação e Organização da Informação e do Conhecimento

Problema

Instituições gestoras de recursos de fundos devem prestar informações relevantes e fidedignas para os órgãos de fiscalização, controle e de administração de recursos do governo federal. É sabido que uma organização reúne em sua composição um complexo de conhecimentos e informações em bases de dados quantitativas e textuais. Agregadas de forma ordenada, os dados e informações contidas nos processos organizacionais podem contribuir para a geração de novos conhecimentos.

Entretanto, tanto a pesquisa relacionada às informações de caráter estatístico-econômico, quanto as informações de caráter legal, gerencial e de mineração de textos e dados, depositadas nos repositórios das organizações encontram-se dispersas em bases diferentes, mas muitas vezes compostas numa mesma rede de informações. Há a necessidade da organização da representação da informação e do conhecimento contido nas bases de dados quantitativas e textuais de forma que o cruzamento destas contribua para recuperação da informação e o seu gerenciamento.

O problema a ser pesquisado, portanto, deve responder ao questionamento:

- Qual ou quais os modelos de representação do conhecimento e da informação aplicáveis às bases de dados e informações das organizações que possam permitir o compartilhamento do conhecimento?


OBJETIVOS DA PESQUISA

A pesquisa busca o estudo de modelos de representação do conhecimento e da informação aplicáveis às bases de dados e informações de fundo social de governo. Está inserida no campo dos fundamentos de ontologias, tesauros e taxonomias. O objetivo é apresentar modelos de representação, de forma comparativa e especificar quais os modelos que se melhor adaptem ao complexo de informações do fundo.

O objetivo específico é definir um conjunto de conceitos e termos do domínio de conhecimento do objeto da organização e construir representações para o conhecimento e informações, implementando ontologias, taxonomias e tesaurus, de modo a organizar o conhecimento dos domínios existentes nem um processo na instituição, buscando facilitar a recuperação e compartilhamento da informação.

JUSTIFICATIVA

A ciencitometria e a informetria tratam das análises de características de relações autor versus indicadores de produtividade, medidas por meio do número de documentos, periodicidade, local da publicação, entre outros e na análise de citação, a distribuição entre autores, artigos e o mapa de disciplinas, para se identificar os domínios de interesse e se alcançar um objetivo específico. Espera-se, outrossim, que na análise documentária relacionada ao tema, se fundamente as condições para a reflexão sobre as tendências que os autores recentes vêm aplicando sobre modelos de representação do conhecimento e da informação. Considerando-se as ontologias e modelos de representação do conhecimento e da informação refletidos nas relações entre o pensamento humano e as possibilidades de resposta dos sistemas de recuperação da informação, espera-se desenvolver um modelo híbrido que dê sustentação ao complexo de informações e conhecimento do Fundo.

O tema Ontologia vem sendo discutido e aplicado em diversas áreas do conhecimento. O termo, originado na filosofia, significa “categoria”, que pode ser usada para classificar alguma coisa” (BAX, 2003). Atualmente, o termo adquire nova roupagem e são encontradas na literatura diversas definições para as ontologias, diversos tipos, propostas para aplicação em diferentes áreas de conhecimento e propostas para a construção de ontologias (metodologias, ferramentas e linguagens).

Conforme Gruber, 1995, Ontologia é uma especificação explícita de uma conceituação, ou seja, a definição explícita de conceitos e suas relações, propriedades e restrições expressas formalmente. A ontologia permite especificar uma visão abstrata e simplificada de um assunto que se deseja representar. Segundo USCHOLD & GRUNINGER (1996), a utilização de ontologias, permite a comunicação entre pessoas e organizações, através do estabelecimento de um vocabulário comum e integração de diferentes perspectivas dos usuários; a interoperabilidade entre sistemas, utilizando ontologias como uma "inter-língua“ para troca de informação entre diferentes sistemas; e o aperfeiçoamento de engenharia de sistemas, facilitando o reuso de representações sobre o entendimento básico de entidades, processos, relações ou propriedades.

Daconta e Smith (2003) complementam a definição e uso da ontologias, como uma expressão da meta-informação, caracterizada como representação desta. Segundo os autores, “representação é uma forma de expressar e usar a informação; representação do conhecimento é uma forma de expressar e usar informação semântica” e afirmam ainda que “o uso deste conhecimento poderia ser usado para raciocínios inteligentes e ser computacionalmente eficiente.”

Guarino (1998) classifica Ontologias em três divisões: uma Ontologia de Alto Nível (Meta), que descreve conceitos gerais como espaço, tempo, assunto, objeto, evento, ação, etc., os quais são independentes de um problema ou domínio específico; a Ontologia de Domínio/Tarefa (Conceito), que descreve o vocabulário relacionado com o domínio genérico (exemplo: medicina), ou uma tarefa/atividade genérica (exemplo: diagnóstico, venda), especializando os termos introduzidos na ontologia de alto nível e a Ontologia de Aplicação (Instância), que descreve conceitos dependendo de um domínio e tarefa específicos, os quais são freqüentemente especializações das ontologias relacionadas.

Portanto, com a utilização das ferramentas da Ciência da Informação, espera-se propiciar o aprendizado organizacional de forma contínua com foco no desenvolvimento de lideranças e de competências aliado a um gerenciamento adequado dos processos e apoiado na implantação de uma sistemática que gere, armazene, gerencie e dissemine o conhecimento visando o desenvolvimento de equipes de alta performance.

Metodologia

Pesquisa da Base Conceitual:
1. O estudo será fundamentado nas ferramentas da bibliometria e da informetria, com o objetivo de aprofundamento e verticalização do conhecimento e assuntos relacionados às aplicações de ontologias às corporações, como subsídio de benchmarking a aplicação de uma ontologia na administração do Fundo.


Pesquisa da Base Empírica:
2. Elaboração de tesauros de argumentos relacionados aos termos relacionados ao Fundo, buscando construir uma taxonomia. A pesquisa e organização das palavras-chaves se darão na captura das siglas, definições e conceitos presentes nas normas que são conexas à organização, mais especificamente os relacionados aos temas do Fundo.

3. Elaboração de proposta de representação de taxonomias específicas das informações relacionadas às informações e conhecimentos contidos nas unidades de gestão da informação do Fundo.

4. Elaboração de mapas de ontologia, fundamentados em modelos de representação do conhecimento e das informações do Fundo, com a utilização de árvores hiperbólicas, semelhantes aos conceitos aplicados no aplicativo “Protegé”, especificamente numa visão comparativa ao “Jambalaya” deste aplicativo. Utilização das relações de hipertexto, árvore de diretórios e mecanismos de busca para facilitar a aproximação da visão cognitiva aos resultados esperados pelos usuários do Fundo.